Taxa Selic: entenda o que é, como funciona e como impacta o mercado imobiliário

08/05/2023min de leitura

Se você trabalha com o mercado imobiliário ou até mesmo o financeiro, ou se você está procurando por um imóvel, certamente já ouviu falar do termo Taxa Selic, mas você sabe o que exatamente é, como ela funciona e qual seu impacto no mercado imobiliário? Caso a resposta seja não, então você chegou no lugar certo! É importante conhecer e entender o que é a Taxa Selic por conta da sua importância no funcionamento do mercado. 


Tudo parece estar relacionado com ela, em certo grau. Isso porque ela é uma taxa básica de juros da economia e para a rentabilidade de investimentos, usada como instrumento de política monetária do Banco Central no controle da inflação, influenciando todas as taxas de juros do país. Com isso, podemos dizer que compreender o que é a Taxa Selic é fundamental para os cidadãos, especialmente para quem planeja fazer um financiamento imobiliário ou investir neste mercado.


Nesse contexto, entender esta taxa pode ajudar a entender o melhor momento para comprar seu imóvel, pois você vai descobrir se vale à pena esperar mais e qual vai ser o custo total da aquisição. Isso vai te ajudar a fazer um bom planejamento financeiro e você vai poder comprar o bem no momento certo, sem arrependimentos. 


Pensando em tirar suas dúvidas e te ajudar a entender este assunto tão importante, a Nova Época Imóveis preparou esse post com tudo o que você precisa saber sobre o tema e como ela se relaciona com o mercado imobiliário. Caso reste alguma dúvida ao final desse texto, não hesite em entrar em contato com um dos nossos profissionais, eles estão sempre disponíveis para ajudar com o que for necessário!


O que é a Taxa Selic?


Selic é uma sigla que representa Sistema Especial de Liquidação de Custódia e se trata, conforme mencionamos mais acima, de um sistema do Banco Central que registra todas as operações feitas. Para entender melhor o que ela representa, tenha em mente que ela é a taxa básica de juros da economia do país, indicando quais são os juros básicos no Brasil. A Taxa Selic é importante por diferentes razões financeiras, econômicas e monetárias:

 

  • Para direcionar rendimentos de certos investimentos, como ativos de renda fixa;
  • Para calcular as demais taxas de juros da economia brasileira;
  • Como estímulo ao consumo ou ao controle de inflação.

 

Para que serve a Taxa Selic?


Como podemos ver até agora, a Taxa Selic serve como patamar básico de juros do Brasil, mas para que ela realmente serve na prática? Abaixo vamos falar um pouco mais do assunto:


Parâmetro para concessão de crédito


A Taxa Selic serve como parâmetro para outras taxas de juros, principalmente as aplicadas pelas instituições financeiras. Logo, podemos dizer que ela é um benchmark analisado para empréstimos, financiamentos e outros negócios desse tipo.


Controle da inflação


Outra função muito importante da Taxa Selic é controle da inflação no Brasil. A inflação de preços costuma ser causada pelo desequilíbrio entre a oferta e a demanda de produtos e serviços em um país. Uma maneira de controlá-la é oferecendo crédito facilitado para a população, por exemplo. 


Como a Taxa Selic afeta o mercado imobiliário?


Procura por imóveis


No caso da Taxa Selic baixa, existem mais recursos disponíveis circulando na economia, o que gera maior procura por produtos e serviços, além de maior produção de forma geral. Com isso, as pessoas podem ficar mais atentas à compra de imóveis. Essa demanda maior por imóveis tende a aumentar o preço dos bens. Nesse contexto, podemos verificar que em períodos onde a Taxa Selic mais baixa, o preço dos imóveis tende a subir progressivamente por conta da maior procura. 


Oferta de imóveis


A Taxa Selic também pode influenciar indiretamente na oferta de imóveis, impactando o mercado imobiliário. Quando ela está em baixa, construtoras e outras empresas de construção civil podem ter menos custos para desenvolver os empreendimentos, pois fica mais fácil pegar empréstimos e conseguir linhas de créditos para ter capital. Com isso, vai ficar mais fácil construir prédios, casas e inaugurar loteamentos.


Nesse contexto, a oferta de novos imóveis aumenta, o que pode trazer equilíbrio em relação à maior demanda. Podemos perceber que mesmo com a Taxa Selic baixa não é possível definir se os preços podem ou não subir. Isso porque, apesar dos cidadãos terem mais ofertas de crédito para comprar imóveis, as construtoras têm mais recursos para a construção, o que vai influenciar a oferta e a demanda.


Juros do financiamento


Existe, ainda, uma interferência direta da Taxa Selic no mercado imobiliário que é no custo dos financiamentos. Os bancos e outras instituições usam a Taxa Selic como parâmetro para seus próprios juros. Com isso, os juros de financiamentos imobiliários são determinados conforme a Taxa Selic definida pelo Copom. Quando a Selic está mais alta, os financiamentos ficam mais caros e pode haver uma diminuição desses contratos. O inverso também pode acontecer.


Mas isso não significa que essa cobrança das instituições financeiras é sempre igual à Selic. Na prática, elas fazem as operações financeiras considerando essa taxa, mas ainda precisam ter uma compensação financeira positiva. Caso o banco tome um empréstimo de curto prazo e pague os juros correspondentes à Taxa Selic ao oferecer um financiamento, ele precisa ganhar mais do que esse percentual. Nesse caso, as cobranças superam a taxa básica de juros. 


Como acompanhar a Selic?


Para acompanhar a Selic e saber se ela está em alta ou não, é preciso ficar atento às notícias do Banco Central. Basta acessar o site do Bacen para encontrar essa informação. Após as reuniões do Copom, a imprensa divulga qual foi a decisão para a taxa básica de juros, que vai valer para os próximos 45 dias. 


Também é possível conferir as estimativas para a evolução da Selic no futuro. Para isso, você pode conferir o Boletim Focus, que é um relatório elaborado pelo Banco Central e divulgado toda segunda-feira, trazendo as projeções para os índices de preços e outras informações relevantes.


Agora que você já sabe o que é a Taxa Selic e como ela impacta no mercado imobiliário, a Nova Época Imóveis espera facilitar a sua decisão do melhor momento para comprar um imóvel. Em caso de dúvidas fale com um dos nossos corretores, eles estão sempre à disposição para ajudar! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":